voltar

HBArte

Home

Alunos das escolas secundárias de Odivelas, Loures, Mafra e Sobral de Monte Agraço participaram num concurso de pintura, lançado pelo Hospital Beatriz Ângelo (HBA), com o objetivo de escolher as melhores obras de arte para decorar as paredes interiores públicas deste novo hospital público, em Loures.

HBArte, como foi designado pelos organizadores, contou com cerca de uma centena de candidatos, todos alunos de turmas de Artes Visuais entre os 16 e os 20 anos. 

O projeto foi coordenado, em cada escola, pelos professores responsáveis pelo ensino das disciplinas de Desenho, tendo sido integrado no programa curricular das disciplinas de Artes Visuais, o que significa que as obras apresentadas pelos jovens artistas contaram para a respetiva avaliação curricular, no final do ano letivo. 

A iniciativa lançada pelo Hospital Beatriz Ângelo tem como objetivo aproximar a comunidade estudantil da realidade hospitalar e do que implica criar arte para o interior de um espaço onde todos os dias circulam doentes, seus familiares e profissionais de saúde. 

Para o Hospital Beatriz Ângelo, que ofereceu o material necessário aos alunos que quiseram candidatar-se ao concurso, este desafio representou uma oportunidade de abrir as suas portas à comunidade que serve, procurando, através das escolas, dos seus alunos e das respetivas familias, estabelecer laços de proximidade e confiança com todos aqueles a quem se destinam os cuidados de saúde que ali serão prestados.
Serviço Nacional de Saúde Linha SNS24