voltar

HBA é o melhor hospital público para os internos de Medicina

Home
2017-04-06

HBA é o melhor hospital público para os internos de Medicina

O Hospital Beatriz Ângelo (HBA) ficou em primeiro lugar num inquérito nacional de satisfação promovido pela Ordem dos Médicos para avaliar as condições em que estes profissionais realizam o Internato Médico.

O inquérito, de resposta anónima e participação voluntária, realizou-se entre abril e maio de 2016 e foi dirigido aos 9774 médicos a realizar o Internato Médico em 35 unidades do Serviço Nacional de Saúde. Responderam 3456 internos (ou seja, 35% do total), tendo o HBA, na classificação por instituição, registado o índice de satisfação mais alto entre todos os hospitais do SNS.

A nível nacional, os médicos internos manifestaram, na globalidade, elevados níveis de satisfação, embora se tenham revelado assimetrias consoante a especialidade e a região.

O questionário era constituído por 40 afirmações, abrangendo diferentes aspetos relevantes para o ambiente educativo, sobre os quais os médicos internos eram chamados a dar uma classificação de zero ("discordo totalmente”) a 4 ("concordo totalmente”). E, segundo a Ordem dos Médicos, teve por objetivo avaliar a satisfação dos profissionais com a realização do Internato Médico, bem como identificar aspetos possíveis de melhoria, tendo em conta que a respetiva legislação foi revista em 2015 e introduziu profundas alterações.

"Conciliar trabalho e aprendizagem em ambiente clínico constitui uma tarefa exigente para os médicos internos. A existência de uma cultura institucional de aprendizagem clínica é fundamental na formação de médicos competentes. Doentes acompanhados por médicos insatisfeitos e desmotivados apresentam maior grau de insatisfação com os cuidados médicos recebidos e piores indicadores de saúde”, salienta-se no documento com as conclusões do inquérito.

Analisando os resultados por especialidade, as que obtiveram um grau de satisfação mais elevado foram Endocrinologia/Nutrição, Cardiologia, Anestesiologia, Medicina Geral e Familiar e Gastrenterologia. Já Medicina Legal, Oncologia Médica, Medicina Interna, Cirurgia Geral e Pneumologia apresentaram o grau de satisfação mais baixo.

Recorde-se que o Internato Médico decorre após a licenciatura em Medicina e está organizado num primeiro ano de formação geral (denominado Ano Comum), seguido de um período de formação com duração entre quatro e seis anos (‘Internato de Formação Específica’), de acordo com a especialidade em que o médico interno pretende formar-se.

 

voltar
Serviço Nacional de Saúde Linha SNS24
Luz Saúde, S.A. © 2019