voltar

Programa ERAS

Home
ERAS® - Enhanced Recovery After Surgery é um programa multidisciplinar, baseado na evidência e centrado no doente, com o objetivo final de diminuir as complicações e melhorar a recuperação cirúrgica. Trata-se de uma mudança de atitude na abordagem ao doente cirúrgico, podendo ser encarado como uma nova forma de gestão da doença e dos doentes.

A ERAS® Society é uma sociedade médica sem fins lucrativos fundada oficialmente em 2010, com sede em Estocolmo, Suécia. A sua missão é desenvolver os cuidados perioperatórios e melhorar a recuperação facilitando o retorno precoce do doente à sua vida normal, através de investigação, educação e auditoria contínuas.

O Hospital Beatriz Ângelo iniciou este programa em todos os doentes propostos para cirurgia colorretal eletiva em janeiro de 2017, sendo atualmente o único hospital do país a fazê-lo. Em maio de 2017 alargou este programa aos doentes submetidos a cirurgia do pâncreas.

Após formação específica, recebeu certificação internacional como Centro de Excelência do programa ERAS®, sendo reconhecido pela ERAS® Society como responsável pela divulgação e formação de outros hospitais nacionais que o pretendam.

Veja aqui o que dizem os nossos doentes


Serviço Nacional de Saúde Linha SNS24